Helena Backes

Em Porto Alegre ocorrem em torno de 220 espécies de aves, sendo que boa parte delas podem ser observadas facilmente nos parques e praças da cidade, bem como nos quintais de muitas casas.

Apesar dessa riqueza toda estar ao alcance dos olhos, a falta de informações e o pouco treino no olhar fazem com que pequenas (e grandes) diferenças passem despercebidas. Assim, nossas cinco espécies de sabiá (sabiá-laranjeira, sabiá-poca, sabiá-barranco, sabiá-coleira, sabiá-ferreiro) são comumente confundidas com uma espécie só, "sabiá", numa generalização comum também a outras espécies, como as pombas, os sanhaços, os gaviões e os beija-flores.

Com esse projeto em desenvolvimento, espero ajudar as pessoas a enxergarem essas diferenças, atentarem para a beleza que tem a sua frente e, com isso, ajudarem a conservá-la.

A ideia é desenvolver um conteúdo fácil de usar, útil para quem não é especialista na área, interessante para quem quer conhecer novas aves e, especialmente, bonito, para poder figurar em mesas de centro sem gerar estranheza.